vales_img

Projetos simplificados de internacionalização e I&D até 20.000€ com incentivos a fundo perdido de 75%

Os projetos simplificados, designados por “Vales”, são um instrumento simplificado ao nível dos procedimentos de análise e do prazo de decisão. Este instrumento visa o apoio à aquisição de serviços de consultoria, em determinadas áreas consideradas elegíveis, para projetos de pequenas iniciativas empresariais de PME. O incentivo a conceder é de caráter não reembolsável e pode atingir os 15 mil euros (considerando um investimento máximo de 20 mil euros).

 

Vale Internacionalização:

Destinado a PMEs com pelo menos 3 postos de trabalho e que não tenham iniciado o processo de internacionalização ou que não exportem há pelo menos 12 meses. São elegíveis despesas com serviços de consultoria na área de prospeção de mercados, estudos, deslocações, alojamento, aluguer de espaços e equipamentos, decoração de espaços promocionais e serviços de tradução associados a ações de prospeção realizadas em mercados externos.

 

Vale I&D:

Destinado a PMEs com pelo menos 3 postos de trabalho. São elegíveis despesas com serviços de consultoria em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como serviços de transferência de tecnologia.