SI2E

SI2E estimula iniciativas empresariais

Lançado no contexto dos apoios do Portugal2020, o SI2E (Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego) visa apoiar financeiramente pequenos investimentos de empresas novas ou existentes que não tenham obtido enquadramento nos restantes incentivos do Portugal2020 e está direcionado para micro e pequenas empresas.

Implementado com verbas do FEDER e do FSE e gerido pelos Grupos de Ação Local (GAL), Comunidades Intermunicipais (CIM) e Áreas Metropolitanas (AM), o SI2E vai distribuir 320 milhões de euros para incentivar o investimento em empresas de menor dimensão, estimulando o surgimento e o crescimento de novos negócios. São elegíveis operações que apresentem um custo elegível até 100 mil euros, nas intrervenções GAL, e superior a 100 mil e até 235 mil euros, nas intervenções CIM/AM, componente financiada pelo FEDER.

Não se aplicando exclusivamente a territórios de baixa densidade, o SI2E favorece investimentos nessas áreas, por via de majorações específicas. São passíveis de financiamento operações de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas que contribuam para a diferenciação ou inovação da oferta de bens e serviços e que conduzam à criação líquida de emprego.

O período de investimento tem uma duração máxima de 18 meses e o incentivo é de natureza não reembolsável (fundo perdido), até 60% nos territórios de baixa densidade e até 50% nos restantes territórios.

A componente FSE apoia a criação de emprego através de uma comparticipação nas remunerações, limitada pelo valor mensal do IAS (Indexante dos Apoios Sociais).

Os concursos ao SI2E já estão abertos e a AGILUS CONSULTING pode ajudar na elaboração da candidatura, acompanhamento e execução do seu projeto. Para mais informações, contacte-nos.