O Portugal Inovação Social é um programa pioneiro na Europa, criada para promover a inovação e o empreendedorismo social em Portugal, através da mobilização de cerca de 150 milhões de euros em Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no âmbito do Portugal 2020.
A AGILUS CONSULTING tem estado envolvida na elaboração e submissão de um grande número de candidaturas submetidas e aprovadas, tendo conseguido recentemente uma taxa de sucesso de 100% no instrumento Capacitação para o Investimento Social, à semelhança do que havia já acontecido em anteriores concursos, nomeadamente no âmbito do instrumento Parcerias para o Impacto.
As organizações selecionadas estão a contribuir para a resolução de problemas sociais através da implementação de projetos inovadores nas áreas da saúde, do envelhecimento, das pessoas com deficiência ou do emprego.
O Governo prevê quadruplicar o investimento realizado em 2017. Este ano foram já aprovados 99 planos de capacitação num total de 3,5M€ de investimento.
No passado dia 9 de março foi aberto novo concurso para o instrumento Parcerias para o Impacto (PPI) no âmbito do domínio Inclusão Social e Emprego. Disponibiliza 7 milhões de euros para apoiar projetos inovadores ligados à implementação, crescimento ou expansão de iniciativas que estejam a procurar mitigar ou solucionar, de forma criativa e diferente dos modelos tradicionais, problemas que afetam a nossa sociedade, sobretudo os grupos mais vulneráveis da população. O PPI segue um modelo de cofinanciamento em que 30% do custo total do projeto é assegurado por investidores sociais e os restantes 70% pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Durante 2018 vão ser lançados mais concursos nas várias vertentes.
Também já aprovado em Conselho de Ministros, está a ser lançado (início da operacionalização previsto para o terceiro trimestre de 2018) o novo Fundo para a Inovação Social (FIS), que constitui o maior dos 4 instrumentos de financiamento geridos pela Portugal Inovação Social e o único que assume a configuração de instrumento financeiro. Com uma dotação de 55 milhões de euros, o FIS dirige-se a Iniciativas em fase de consolidação ou expansão e funcionará enquanto fundo híbrido, operando nas vertentes de dívida e capital.
Consulte-nos para obter mais informações.