oie_17181336qAELbpFY

Fundo Ambiental disponibiliza 154 milhões de euros no ano 2017

Serão disponibilizados em 2017, através do Fundo Ambiental, 154 milhões de euros para apoiar o investimento na área do ambiente.

Estão previstas verbas no valor de 47 milhões de euros para o apoio a novos projetos e cerca de 15 milhões de euros para financiar candidaturas em diferentes áreas, nomeadamente a aquisição de veículos elétricos pelos serviços ambientais municipais, o apoio à transição para uma economia circular ou a sensibilização ambiental.

Previsto no programa do XXI Governo Constitucional, o Fundo Ambiental é também aberto aberto às iniciativas da sociedade civil e das autarquias (aplica-se no financiamento de veículos eléctricos para serviços ambientais) e vem substituir o Fundo Português de Carbono, o Fundo de Intervenção Ambiental, o Fundo de Proteção dos Recurso Hídricos e o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Por exemplo para os serviços ambientais municipais, esta é uma excelente oportunidade para a aquisição de veículos eléctricos (comuns ou máquinas de limpeza de rua e de cortar relva), que contam com uma comparticipação a fundo perdido de 50%, sendo que no caso de veículos comuns afectos a serviços ambientais esse apoio será de 25%.