oie_8qo6WrvZEtDN

Capacitação para o Investimento Social

Novo instrumento pretende apoiar Iniciativas de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) no reforço das suas capacidades organizativas e competências de gestão, com o objetivo de as tornar mais preparadas para gerar impacto social e captar investimento social. Vai gerir fundos de 15 milhões de euros.

Cada iniciativa poderá beneficiar de um apoio fixo, não reembolsável, até ao valor máximo de 50.000€, montante que será utilizado na contratação de serviços de capacitação. As candidaturas assentam na elaboração de um diagnóstico de necessidades de capacitação, que suporta a elaboração do correspondente plano.

São apoiadas IIES que procurem resolver problemas importantes e negligenciados da sociedade e que sejam inovadoras em áreas como a empregabilidade, a prevenção de problemas de saúde, a promoção do sucesso escolar, a redução de desperdícios, o combate à pobreza e exclusão, entre outras.

É assumido que estas iniciativas necessitam de um ecossistema de capacitação e financiamento para crescerem e terem mais impacto, podendo surgir no seio de organizações já estabelecidas ou ter origem em novas gerações de empreendedores sociais.

Criada no âmbito do Portugal2020, a iniciativa Portugal Inovação Social é o primeiro programa de um Estado Membro destinado à dinamização da Inovação Social financiado por fundos estruturais europeus.